17 de abril de 2015

A BÍBLIA E AS VESTIMENTAS


                                               Fotografia: Denis LS

            Após adquirirem o conhecimento do bem e do mal, Adão e Eva perceberam sua nudez e se cobriram com folhas de figueira(Gênesis 3:7). Após um encontro constrangedor com o Senhor, Este lhes fez vestes de peles de animais(v. 21).
         Fica subentendido que, a partir daquele momento, a indumentária tornou-se um elemento importantíssimo para a sociedade.
            Inicialmente, as roupas possuíam apenas a função de cobrir a nudez e proteger o corpo das intempéries naturais. Depois, foi atribuída a elas novos significados que são observáveis até hoje.
            Nesse texto, pretendo, brevemente, falar sobre algumas dessas características significativas das roupas de acordo com a palavra de Deus.

DIFERENCIAÇÃO DE GÊNERO

Em deuteronômio 22:5 lemos: “A mulher não usará roupas de homem, e o homem não usará roupas de mulher, pois o Senhor, o seu Deus, tem aversão por todo aquele que assim procede.”
O texto mosaico acima apresenta uma singularidade importante no uso de indumentárias. Desde muito tempo, existem roupas masculinas e femininas. Essa diferenciação é importante para a identificação do gênero e foi estabelecida de forma bastante incisiva por Deus. Ele afirma ter ‘aversão” a pessoas que pervertem essa ideia de vestuário.
A partir daí, percebemos que, em todas as sociedades há regras definidas quanto ao gênero das vestes. Mesmo em países com culturas bem diferentes da nossa, existe essa diferenciação entre o que é masculino e feminino.

DIFERENCIAÇÃO DE GRUPO

            No livro de Êxodo capítulo 39, vemos uma descrição de como os sacerdotes iriam se vestir para ministrarem o serviço religioso. As roupas tornariam identificáveis os sacerdotes.
Isto implica na compreensão de que o vestuário é uma forma simplificada de associação de um indivíduo com o grupo a que pertence. Um sacerdote, o torcedor de um time de futebol, o amante de um tipo específico de música, o membro de determinada religião são identificados pela forma singular com que se vestem.
A nossa maneira de vestir diz muito sobre nós. Sobre nosso caráter, nossos gostos, nossa personalidade, etc. Somos ensinados pelas escrituras a nos vestir com modéstia. É essa modéstia que nos identificará como servos de Deus.

DIFERENCIAÇÃO CASUAL

            Em São Lucas capítulo 15, lemos a história do filho pródigo e, quando o perdido retorna para a casa, este ordena que sejam postas roupas de galas nele(v.22).
            Essa história nos prova que há vestimentas adequadas a cada ocasião. Festas, casuais, etc.
            Pensando nisso, compreendemos que a palavra de Deus nos dirige em toda nossa vida. Inclusive em nossa maneira de vestir. Sempre devemos ser cautelosos no sentido de seguir as normas estabelecidas divinamente e reveladas na sagrada escritura para sermos aprovados por nosso Senhor.


DIFERENCIAÇÃO TEMPORAL

            Em Jó 13:28b lemos: “...como a roupa que a traça vai roendo.” Este verso nos mostra o caráter temporal das vestimentas. Como todas as coisas terrenas, a maneira como as pessoas se vestem muda ao longo do tempo. E isso continuará acontecendo sempre. Essa diferenciação temporal nos conduz ao primeiro tópico desse artigo. A forma como uma pessoa se veste está intimamente ligada ao contexto social no qual vive, incluindo-se aí a época a que ela pertence.
            Mesmo entre os cristãos existe mudanças significativas em termos de forma, cores e métodos indumentário que podem ser observados ao longo do tempo. Em um momento, os homens usavam chapéus obrigatoriamente. Depois, esse costume caiu em desuso. As mulheres, usavam mangas longas, coisa que mudou também.
            Essas alterações metodológicas são rotineiras e, certamente outras acontecerão. Isso é comum as sociedades humanas e, como membros de um sociedade e objetos de um momento histórico, nos vestimos de acordo com nossa realidade, seja ela o gênero, o grupo, a casualidade ou o tempo a que pertencemos.
            Apenas, não podemos negar a importância das roupas para uma sociedade. Tanto que Noé amaldiçoou um filho por tê-lo visto sem elas(Gênesis 9:22 ao 27).

                                                                                                              Até mais!
                                            
                                                                                                                                                                Denis LS

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário